Antes da apresentação do meu projecto gostava de falar das escolhas das minhas imagens. Estas imagens são da autoria de Tim Burton que criou um mundo muito próprio e o qual eu admiro e me desperta um grande fascínio. Este projecto deu-me a oportunidade de mostrar aquilo que as suas imagens, desenhos, personagens podem transmitir por detrás da obscuridade que apresentam.
Imagem 1

A personagem é a personagem "Noiva Cadáver" de um dos filmes de Tim Burton, aparece com cores frias e sombrias tal como o seu corpo sem vida. O desafio foi dar vida ao cadáver desta rapariga. Comecei por dar lhe dar temperatura, pois um corpo sem vida fica frio, sem cor, a sua pele portanto adequiriu um tom rosado próprio do ser humano. De seguida tornei os seus longos cabelos castanhos, dando um aspecto saudavél e sensual, mantendo as tonalidades do cabelo da imagem anterior; o vestido achei por bem torná-lo vermelho, pois é uma cor viva e arrojada que por si só iria poder tornar possivel uma leitura completamente diferente da imagem, os lábios em vez do tom lilás sinistro, têm agora um tom escarlate condizendo com o seu vestido e dando uma sensualidade notável a esta mulher. Por fim a coroa de folhagem que estava anteriormente em tons mortos ganha vida com a cor verde e a sensação de frescura e vitalidade.
Apesar de ambas as imagens representarem uma mulher bonita, é sem dúvida e cor que favorece a mesma.
Imagem 3
A imagem é do filme "The Nightmare Before Christmas" que conta a história de uma figura de halloween que tenta recriar o Natal, mas sem sucesso. A cidade de Hallowen é escura e sombria, com muito pouca cor e luminosidade, como vemos na imagem acima, a intenção da personagem principal foi dar um pouco de cor e alegria àquela cidade. O que eu fiz foi transportar a intenção da personagem para a imagem posterior, apesar de ser noite (pois é a noite de Natal) o céu é azul e reflecte o brilho das estrelas, as árvores ganham vida e os simbolos de natal ganham cor e alegria. A colina, antes escura e sombria passa a ser verdejante e alegre, mudei também a cor do título do filme numa tentativa de criar a luz que a personagem do filme esperava trazer ao mundo quando se apoderou do Natal. Uma cidade feia, sombria, onde o medo permanecia tentou passar a ser algo bonito e que trouxesse alegria em vez de medo às crianças.